top of page
Screenshot_2.jpg

Restauração da Antiga Intedência de São José do Norte

O projeto consiste na restauração  completa do prédio da antiga  Intendência de São José do Norte,  tombada pelo Instituto do  Patrimônio Histórico e Artístico  do Estado – IPHAE, no ano de 1986.

Trata-se de edificação construída no ano de 1898, pelo  arquiteto francês Constant Mathelin, durante a gestão do então intendente municipal Francisco José Pereira, sendo um dos primeiros prédios construídos no Estado para sediar uma Intendência Municipal. Apresenta uma grande variação de elementos ornamentais decorativos, tais como paredes internas revestidas de escaiolas e forros de madeira com pinturas decorativas.

 

As obras de restauração estão sendo efetuadas através  das Leis de Incentivo Fiscal do Governo Federal e com 
o apoio financeiro da empresa EBR – Estaleiros do Brasil. A Surya Projetos é gestora e proponente do projeto em parceria com a empresa Patrimonium Restauração, convênio com a prefeitura municipal, além de fazer a mediação com os órgãos de fiscalização federal.

Screenshot_3.jpg

Parque Arqueológico de Pinhal da Serra

A Surya Projetos foi responsável  pela administração e implantação  do Parque em parceria  com o Instituto Eckart  de Desenvolvimento Organizacional.

Entre abril de 2006 e março de 2008, uma equipe técnica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS efetuou, sob a supervisão da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Estado do Rio Grande do Sul, as escavações  arqueológicas no município de Pinhal da Serra/RS. 

Os trabalhos foram financiados pela empresa BAESA  Energética Barra Grande S.A., a partir do processo de 
licenciamento ambiental no âmbito do patrimônio cultural das obras de construção da Usina Hidroelétrica de Barra Grande – UHB, na margem esquerda do Rio Pelotas. 

Durante o processo de construção do empreendimento, tendo em vista a amplitude da obra executada, decidiu-se implantar, como forma de compensação ambiental no âmbito do patrimônio cultural, um Parque Arqueológico na região, cuja localização foi definida a partir da concentração de diversos sítios arqueológicos significativos no município de Pinhal da Serra/RS onde foram localizadas casas subterrâneas indígenas habitadas há mais de 700 anos.

A Surya Projetos também monitorou os relatórios do  Convênio com o IPHAN e com o Ministério Público e hoje faz gestão compartilhada com a Prefeitura de Pinhal da Serra.

Screenshot_1.jpg

Restauração da Catedral São Francisco de Paula (portas e janelas)

A Catedral é referencial arquitetônico  da região sul do estado.

Trata-se de duas fases da restauração da Catedral de São Francisco de Paula, em Pelotas/RS,  tombada pelo instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado – IPHAE, no ano de 2011.  A edificação apresenta um grande requinte ornamental através de suas pinturas murais de autoria de Aldo Locatelli, pisos decorados, móveis de estilo e Altar-Mor em pedras trabalhadas importado de Bérgamo, na Itália. 

A restauração das janelas, projeto também conhecido como Janelas da Alma, tratou da restauração das janelas da Casa Paroquial, localizada na parte posterior da catedral, que se encontravam bastante deterioradas. Já a fase que se inicial consiste na restauração das portas de toda a edificação, concluindo-se, assim, a recuperação das esquadrias em madeira. Ambos projetos  financiados pela Lei de Incentivo Estadual, e patrocinada pela empresa Josapar Alimentos, onde a Surya Projetos é a proponente como produtora cultural em parceria com a empresa Perene Patrimônio Histórico e Restauração, prestando consultoria permanente à Mitra.

Screenshot_4.jpg

Castelo
Simões Lopes

Hoje em fase de restauração para se tornar um centro cultural  da região.

Patrimônio Cultural tombado pelo IPHAN RS é uma referência em edificação colonial do ano de 1914, conhecido como Palacete de Augusto Simões Lopes, projetado pelo então arquiteto alemão Fernando Rullman. Foi uma das primeiras residências em Pelotas a dispor de sistema de calefação. O prédio apresenta quatro metros de testadas em pedra constituindo duas torres, ornamentado com jardins suntuosos.

A área total de 5400 metros quadrados patrocinada pelo segmento arrozeiro do Rio Grande do Sul e pretende, para 2020, em seu plano de uso, ser um centro cultural. O início das atividades, em 2018, contou com a mobilização de 5000 pessoas de todo o estado. A Surya Projetos é responsável pela administração dos projetos em parceria com o Instituto Eckart e a empresa Perene Patrimonio Histórico e Restauração, além de fazer a construção dos termos de referência com o Município de Pelotas e com o Ministério Público.

Screenshot_5.jpg

Restauração do Museu do Carvão em Arroio dos Ratos

O projeto tem como fundamento a restauração das edificações do Museu do Carvão e seu acervo. 

Museu da Secretaria de Estado da Cultura e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado – IPHAE, em 1994, e a instalação, em suas dependências, de equipamentos culturais voltados à comunidade regional. O conjunto arquitetônico é parte integrante do complexo industrial de 10 hectares que testemunha a transformação do carvão mineral em energia elétrica, representando o pioneirismo da extração do minério e desenvolvimento cientifico e econômico da época na região e no Estado. Atualmente, abriga um acervo singular que conta a história da mineração, sendo financiado pela Copelmi Mineração.

A Surya Projetos é responsável pela gestão dos projetos culturais e sociais desde 2012, gestão do Convênio com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e monitoramento dos relatórios junto ao Ministério Público. Neste período já restaurou duas casas e o telhado do museu em parceria com a empresa Arquium Restauros, e mais de 1500 caixas de acervos documentais em parceria com a organização internacional Arquivistas Sem Fronteiras, além de publicações e exposições.

Screenshot_6.jpg

Museu Arqueológico do Rio Grande do Sul - Marsul

Instituição da Secretaria do Estado da Cultura, foi criado pelo Decreto Estadual 18009/66 de 12 de agosto de 1966, atualmente sob gestão de curadoria da Surya Projetos.

O acervo do museu é composto por coleções oriundas de pesquisas em Sítios Pré-Coloniais, contendo materiais de grupos caçadores-coletores; pescadores-coletores do litoral; e horticultores, além de Sítios do Período Colonial. Está em processo de construção de inventário do seu acervo.

 

Sua localização no município de Taquara/RS possui mais de 1000 metros quadrados de espaço para salvaguarda de materiais arqueológicos, laboratório de pesquisas e recepção de acervo, sendo o maior espaço concentrado de acervo do Brasil. A Surya Projeto é proponente de projetos para Recuperação e Manutenção do espaço via lei de incentivo federal, além dos trabalhos de museologia, arqueologia e arquivístico para a construção do Inventário do Marsul, estimado em mais de 3 milhões de peças, para aproximadamente 680 sítios arqueológicos de todo país.

Screenshot_7.jpg

Acervo do Museu da Brigada Militar

A biblioteca do Museu é constituída pela coleção completa da revista GLOBO com 1100 edições desde 1929.

Localizado no Centro Histórico da cidade de Porto Alegre, o Museu da Brigada Militar salvaguarda um acervo inestimável de objetos e documentos tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico do Estado. Possui também exemplares do jornal O POVO do período da Revolução Farroupilha, além de manuscritos de detalhes e assentamentos de oficiais e praças da Brigada Militar entre 1866 e 1957. O projeto em elaboração prevê a requalificação do espaço assim como a higienização e restauro dos documentos tombados.

Consultoria, Cursos e Mobilização Comunitária

Por diversas oportunidades os sócios e parceiros da Surya Projetos desenvolveram cursos de capacitação em projetos culturais e sociais, treinamentos de liderança comunitária e mobilização da população em prol dos demais projetos, ou tão somente por demandas específicas de empresas para fins de qualificar sua equipe.

Dentre os parceiros contamos com universidades, institutos empresas e profissionais da área de administração, engenharia, arquitetura, história, arquivologia, arqueologia, relações públicas, jornalismo,música, artes cênicas, marketing esportivo, e assistência social.

Sem título-1.png
Sem título-3-04.png

Alguns dos principais eventos realizados nos últimos anos foram:

  • Curso de qualificação em gestão;

  • Curso de gestão de projetos;

  • Curso de restauro e conservação;

  • Curso de Educação Patrimonial segundo normas IPHAN;

  • Capacitação para uso de Inventário Municipal e Dossiê de Tombamento segundo normas do IPHAN;

  • Capacitação em Sistemas de Convênio (Siconv);

  • Consultoria em Comunicação;

  • Treinamento: Neurolíder;

  • Treinamento de Práticas de Sucesso;

  • Curso de Comportamento em Jogos;

  • Consultoria Estratégia Empresarial;

  • Consultoria em Carreira e Remuneração;

  • Curso de mobilização para Semana Interna de Prevenção a Acidentes do Trabalho (SIPAT);

  • Treinamento gerencial;

  • Consultoria em Gestão de Competências;

  • Curso para Grupos Focais;

  • Power Treiner Empresarial.

bottom of page